7/08/2010

Debater o Alentejo em Julho

As organizações distritais do Bloco de Esquerda (Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano) vão realizar um debate sobre alguns temas da actualidade alentejana.

Estas primeiras Jornadas do Alentejo pretendem ser o início de uma série de debates sobre a região que não se confinem aos aderentes e simpatizantes do Bloco, mas sim que alastre a outras sensibilidades e pontos de vista.

Sem peias, nem ses… nem mas…

Pretendemos debater para aperfeiçoar as ideias e melhorar a intervenção para o reforço de uma esquerda plural e interventora.

Por isso lhe endereçamos este convite.

O evento terá lugar no próximo dia 10 de Julho na Casa do Povo de Valverde (Freguesia de Nossa Senhora da Tourega).


Convite:

A região Alentejo constitui uma unidade territorial coerente em termos de cultura e identidade, de características inigualáveis a nível nacional.

Constitui mais de um terço do território continental e dispõe de uma frente atlântica e de fronteira com o estado espanhol sem comparação com outras regiões ou províncias.

De Sines a Olivença ou de Nisa a Almodôvar a região alentejana é fértil em unidade cultural e arquitectónica mas também em diversidade biológica, agrícola ou mineral.

Para além disto, a análise dos resultados dos referendos sobre a IVG ou regionalização mostram nitidamente dois países: um a norte e outro a sul do grande rio.

Os desafios culturais, políticos e ambientais que se colocam aos alentejanos e alentejanas – pelo simples facto de estarem na primeira linha do “arco do Mediterrâneo” – são por demais evidentes para nos poderem passar ao lado.

Para o Bloco de Esquerda é fundamental analisar todas estas questões de uma perspectiva socialista e científica.

Por isso, convidamos personalidades de outras latitudes e perspectivas para aperfeiçoar as ideias e melhorar a intervenção para o reforço de uma esquerda plural e interventora.

Bem vindo/a às Jornadas sobre o Alentejo !

Sem comentários: